Massagem Terapêutica
O que é uma Massagem Terapêutica?
A massagem é a manipulação de camadas superficiais e profundas do músculo e tecido conjuntivo, com a utilização de várias técnicas para melhorar a função, ajudar no processo de cura, diminuir a atividade reflexa muscular, inibir a excitabilidade motor-neuronal, promover o relaxamento e o bem-estar.
A terapia de massagem é largamente utilizada no tratamento de perturbações músculo-esqueléticas e do sistema nervoso. O objetivo da massagem é geralmente o tratamento de stress ou dor corporal.
Efeitos no Sistema Músculo-Esquelético:
O sistema músculo-esquelético inclui os ossos, músculos, tendões, cartilagem, ligamentos, tecido conjuntivo e articulações do nosso corpo.
A massagem melhora a circulação de e para os músculos, aumentando assim o fornecimento de nutrientes e reduzindo a acumulação de toxinas.
E ainda:
- Realinha o tecido em cicatrização
- Reduz as aderências (nós)
- Aumenta o fornecimento de sangue às articulações e promove a lubrificação das mesmas
- Ajuda na recuperação de lesões nervosas periféricas, encorajando o fluxo sanguíneo para áreas afetadas
- Aumenta na eficiência circulatória, o que ajudará o osso a sarar, em caso de lesões ou intervenções cirúrgicas
- Ajuda a lidar com alterações compensatórias em situações de lesão. Isto ajuda a reequilibrar os grupos musculares do corpo
- Mantém e melhora a amplitude do movimento
- Promove o alinhamento adequado das fibras na cicatrização de tecidos moles (especialmente tendões e ligamentos)
- Promove o relaxamento geral e a sensação de bem-estar, o que resulta numa diminuição da tensão muscular (aumento da resposta parassimpática)
Efeitos no Sistema Nervoso:
O sistema nervoso é uma rede complexa de nervos e células que transportam mensagens do cérebro, e medula espinal, para várias partes do corpo.
A resposta de relaxamento generalizada da massagem ajuda a reduzir a tensão no sistema nervoso.
E ainda:
- Reduz a dor
- Aumenta a resposta parassimpática, o que pode ajudar nas insónias
- Reduz a tensão fascial e muscular. o que pode libertar o impacto da tensão nos nervos periféricos
- Reduz os sintomas musculoesqueléticos de vários estados de doença (Paralisia Cerebral, Doença de Parkinson, Doença de Buergers, e outras síndromes de hiper/ hipotonicidade e estados de doença)
- Reduz o tempo gasto pelo corpo em “excesso simpático”
- Nota: O sistema nervoso simpático é responsável pela resposta de “luta ou fuga”. Esta reação reduz o fluxo sanguíneo para o cérebro, extremidades e órgãos digestivos, em preparação para uma situação de sobrevivência. Se o corpo estiver num estado de excesso de esforço simpático, níveis elevados de cortisol, a hormona do stress, podem levar a mais danos nestes tecidos
Efeitos no Sistema Circulatório:
O sistema circulatório leva o sangue à volta do corpo através do coração, artérias e veias. Este sistema fornece oxigénio e nutrientes aos órgãos, e transporta os seus produtos residuais para longe.
A massagem afeta a circulação Venosa, Arterial e Linfática, todas elas de alguma forma afetadas pela ação de bombeamento dos músculos esqueléticos, à medida que se contraem e relaxam.
A massagem aumenta mecanicamente o fluxo venoso e linfático, ajudando a eliminar resíduos metabólicos e subprodutos dos danos e inflamação dos tecidos.
E ainda:
- Reduz o edema, hematomas
- Pode ajudar a prevenir, ou retardar, o desenvolvimento de varicosidades
- Estimula a atividade das glândulas linfáticas, através da libertação da tensão muscular
- Liberta restrições ao fluxo circulatório. As restrições incluem tensão fascial, espasmos musculares, e cicatrizes restritivas
- Ajuda o fluxo arterial, contribuindo para um fornecimento eficiente de oxigénio e nutrientes às células
- Reduz a circulação e a pressão arterial
- Reduz o congestionamento e ajuda a normalizar a circulação em vários estados de lesão/doença
- Induz a resposta parassimpática, que provoca o abrandamento e fortalecimento do ritmo cardíaco
- Nota: O sistema parassimpático é responsável pelas atividades de “repouso e digestão” que ocorrem quando o corpo está em repouso, especialmente depois de comer. Ele conserva energia ao diminuir o ritmo cardíaco, aumenta a atividade intestinal e glandular, e relaxa os músculos do esfíncter no trato gastrointestinal.
Perguntas Frequentes
O que esperar durante a massagem?
Depois de fazermos o levantamento das suas dores, e dos pontos fulcrais a trabalhar, para lhe proporcionar a experiência mais relaxante que alguma vez irá ter em Albufeira, iremos também entender quais os aspetos do seu estado emocional e espiritual.
Todo o ser humano funciona como um só, e apenas atingindo o bem-estar nos três níveis: físico, emocional e espiritual, é que poderemos com sucesso aliviar os sintomas dos seus problemas.
Entendemos que, na maioria das vezes, as nossas dores físicas espelham aquilo que o nosso emocional já não consegue mais suportar. Apenas entendendo o problema na sua raiz é que podemos de facto proporcionar ao seu corpo a massagem relaxante que ele precisa.
E não se preocupe, por isto não significa responder a uma série de perguntas, ou entrar em pormenores sobre a sua vida privada. Com a nossa formação e técnicas adequadas, conseguimos recolher toda a informação necessária sem quem isso implique algum esforço da sua parte.
Quando é que deve fazer uma massagem?
Os benefícios da massagem são muitos e variados. A massagem pode ajudar a aliviar a dor, dores de cabeça tensas, e stress. Pode também ajudar a melhorar a circulação, aumentar a amplitude de movimento, e reduzir a ansiedade e a depressão.
Não existe uma resposta única para a questão de quando fazer uma massagem. Depende das necessidades e preferências do indivíduo. Algumas pessoas podem achar que uma massagem diária é benéfica, enquanto outras podem precisar de uma massagem apenas uma vez por semana ou uma vez por mês.
Quais são os meios de pagamento disponíveis?
O pagamento poderá ser feito através de mbway, numerário, revolut ou paypall no dia do tratamento.
Encontre o tratamento ideal
As massagens podem ser individuais ou em casal. Informe-se ao fazer a marcação.